Bom, o Chateau Gombert tem vantagens e desvantagens.
O que é o Chateau gombert?
Trata-se de uma residencia universitaria da rede Habitat Pluriel. O prédio que vos interessa tem sua porta a uns 20 metros da porta mais proxima da Ecole.
O administrador NAO é mais o Mondiot, que era carrasco e ditador. Agora é um senhor gente boa que não mora no local, o que torna possivel acolher pessoas de fora, fazer esquentas, aperos, regs, pré-nights...
A que eu tenho direito no Chateau Gombert?
As instalações não são maravilhosas como deveriam ser pelo preço. Você aluga um quarto de 20 m² mais ou menos, com uma copa (pia e placas elétricas no seu quarto, e frigobar), um corredorzinho e um banheiro. Predio antigo, moveis simples, uma cama, duas mesas, uma cadeira e dois bancos, mais os armarios da copa e um armario imbutido da largura de uma porta, sem porta. As pessoas botam uma espécie de cortina para fecha-lo. Paredes as vezes sujas, e não foram pintadas apos reclamações.
Tem UMA maquina de lavar e uma de secar. é bastante movimentada, o que é um incoveniente. Lavar custa 3,5 euros, e secar 1,5.
Quanto custa morar no Chateau Gombert?
Custa 560, 570 euros por mês. Você paga ainda eletricidade (no verão uns 20 euros, no inverno minimo 30 para os muito econômicos, 80 para as exageradas :) ) e agua (na verdade, você tem direito a um volume de agua por mês, e você paga o excedente. Quase não pago excedente, ja as garotas... não sei).
Fora isso, os moradores do Chateau Gombert também são contemplados com ajudas extras. Você tem direito a por volta de 170 euros de CAF. Entretanto, você so tera acesso aos primeiros pagamentos por volta de fevereiro/marco, que virao 3 ou 4 meses acumulados, no maximo, sendo que você tem direito a ajuda somente do mês seguinte ao da data de expediçao do seu titre de sejour.
Os Eiffels têm direito a 114,35 euros a mais.
Também, paga-se 9 meses sobre 12. Vale ressaltar que se você não morar em Marseille durante os 2 meses de férias (por causa do estagio, por exemplo), este ultimo ponto não ajuda muito, pois você tera que pagar uma moradia extra, salvo exceções. Vale também ressaltar que você recebe as taxas da CAF e da Eiffel nos 3 meses que voce nao paga aluguel, o que ajuda bastante.
No balanço final, temos para os Eiffels: (9x570-10x170-12x114)/12=175 euros por mês, SEM LUZ NEM AGUA.
e, para os não Eiffel: (9x570-10x170)/12=290 euros por mês, SEM LUZ NEM AGUA.
Ainda ressalto que este valor é abstrato, pois você gasta muito no inicio e, no final, recebe ajuda sem pagar nada.
O momento do contrato é tenso, então estejam preparados. Eu quase entrei em depressão depois dele. Você paga o valor do aluguel de calção mais uma série de taxas administrativas que somam uns 700 euros. E você ainda não pagou o primeiro aluguel depois disso. Paga-se o mês no inicio do proximo. Em tese, o calção que você pagou no momento da entrada vai ser reembolsado na saida, mas ele é descontado de todo o jeito. E ainda conte que você vai comprar TODO o resto (ou herdar, quem sabe?), leia-se edredons, utensilhos de cozinha/limpeza, coisas de banheiro, .... o quarto vem seco, so com os moveis que listei acima. Para o ano que vem, pode ser que vocês possam escolher o quarto. Eu não pude.
Internet é inclusa, sem limites, e boa conexão ADSL, embora às vezes nao consiga carregar video no youtube, por exemplo, mas nada grave.
Sala comunal com sinuca e televisao,
Estacionamento pago (teve russo que comprou motinha)
Desconheço problemas de segurança. Para as bandas de oxford, victoria park (que são outras residências) ja aconteceram algumas agressões.
15 mins a pé (caminhada tranquila) do metrô. No meio do caminho tem o supermercado ED, popular, barato e poucas opções, e desviando um pouco tem o intermarché, mais caro e mais opções. Se não quiser andar, tem um ônibus de, em média, 15 em 15 mins que leva ao metrô.
Otima opção para as festas na Ecole, mesmo para os amigos do crous que pernoitam por aqui.
O que é o Chateau gombert?
Trata-se de uma residencia universitaria da rede Habitat Pluriel. O prédio que vos interessa tem sua porta a uns 20 metros da porta mais proxima da Ecole.
O administrador NAO é mais o Mondiot, que era carrasco e ditador. Agora é um senhor gente boa que não mora no local, o que torna possivel acolher pessoas de fora, fazer esquentas, aperos, regs, pré-nights...
A que eu tenho direito no Chateau Gombert?
As instalações não são maravilhosas como deveriam ser pelo preço. Você aluga um quarto de 20 m² mais ou menos, com uma copa (pia e placas elétricas no seu quarto, e frigobar), um corredorzinho e um banheiro. Predio antigo, moveis simples, uma cama, duas mesas, uma cadeira e dois bancos, mais os armarios da copa e um armario imbutido da largura de uma porta, sem porta. As pessoas botam uma espécie de cortina para fecha-lo. Paredes as vezes sujas, e não foram pintadas apos reclamações.
Tem UMA maquina de lavar e uma de secar. é bastante movimentada, o que é um incoveniente. Lavar custa 3,5 euros, e secar 1,5.
Quanto custa morar no Chateau Gombert?
Custa 560, 570 euros por mês. Você paga ainda eletricidade (no verão uns 20 euros, no inverno minimo 30 para os muito econômicos, 80 para as exageradas :) ) e agua (na verdade, você tem direito a um volume de agua por mês, e você paga o excedente. Quase não pago excedente, ja as garotas... não sei).
Fora isso, os moradores do Chateau Gombert também são contemplados com ajudas extras. Você tem direito a por volta de 170 euros de CAF. Entretanto, você so tera acesso aos primeiros pagamentos por volta de fevereiro/marco, que virao 3 ou 4 meses acumulados, no maximo, sendo que você tem direito a ajuda somente do mês seguinte ao da data de expediçao do seu titre de sejour.
Os Eiffels têm direito a 114,35 euros a mais.
Também, paga-se 9 meses sobre 12. Vale ressaltar que se você não morar em Marseille durante os 2 meses de férias (por causa do estagio, por exemplo), este ultimo ponto não ajuda muito, pois você tera que pagar uma moradia extra, salvo exceções. Vale também ressaltar que você recebe as taxas da CAF e da Eiffel nos 3 meses que voce nao paga aluguel, o que ajuda bastante.
No balanço final, temos para os Eiffels: (9x570-10x170-12x114)/12=175 euros por mês, SEM LUZ NEM AGUA.
e, para os não Eiffel: (9x570-10x170)/12=290 euros por mês, SEM LUZ NEM AGUA.
Ainda ressalto que este valor é abstrato, pois você gasta muito no inicio e, no final, recebe ajuda sem pagar nada.
O momento do contrato é tenso, então estejam preparados. Eu quase entrei em depressão depois dele. Você paga o valor do aluguel de calção mais uma série de taxas administrativas que somam uns 700 euros. E você ainda não pagou o primeiro aluguel depois disso. Paga-se o mês no inicio do proximo. Em tese, o calção que você pagou no momento da entrada vai ser reembolsado na saida, mas ele é descontado de todo o jeito. E ainda conte que você vai comprar TODO o resto (ou herdar, quem sabe?), leia-se edredons, utensilhos de cozinha/limpeza, coisas de banheiro, .... o quarto vem seco, so com os moveis que listei acima. Para o ano que vem, pode ser que vocês possam escolher o quarto. Eu não pude.
Internet é inclusa, sem limites, e boa conexão ADSL, embora às vezes nao consiga carregar video no youtube, por exemplo, mas nada grave.
Sala comunal com sinuca e televisao,
Estacionamento pago (teve russo que comprou motinha)
Desconheço problemas de segurança. Para as bandas de oxford, victoria park (que são outras residências) ja aconteceram algumas agressões.
15 mins a pé (caminhada tranquila) do metrô. No meio do caminho tem o supermercado ED, popular, barato e poucas opções, e desviando um pouco tem o intermarché, mais caro e mais opções. Se não quiser andar, tem um ônibus de, em média, 15 em 15 mins que leva ao metrô.
Otima opção para as festas na Ecole, mesmo para os amigos do crous que pernoitam por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário